BANDAS/MÚSICOS

Directório de bandas e músicos que gravaram entre 1974 e 1985 na esfera da música moderna portuguesa.

BANDAS/MÚSICOS 1974-1985

Fernando

Brigada do Reumático
(Foto retirada da contracapa do single "Hey mano")
Excerto de biografia extraída da Wikipedia):

"Fernando António Correia Marques de Matos (Coimbra, 18 de Outubro de 1954) é um cantor português. (...)

Em 1974/75 foi um dos membros fundadores da cooperativa Pró–Fapir (Frente de Artistas Populares e Intelectuais Revolucionários). Com o Grupo de Dinamização Popular (GDP), formado em conjunto com Tó Gonçalves e Cândida), participa em muitos espectáculos de intervenção com outros nomes como José Afonso, José Mário Branco, Pedro Barroso, José Jorge Letria, Carlos Paredes, Vitorino Salomé, Fausto Bordalo Dias, Samuel, João Mota (Teatro Comuna), Tó Maria Vinhas, e muitos outros.

Em 1978/79 inicia uma carreira profissional musical a solo. Em 1980 foi lançado o single "Melodia Chá-lá-lá". O segundo single foi o single "Hey Mano" a que se seguiu o single "Louco Amor Louco / Ninguém é Louco". Obtém grande sucesso com o single "Carlitos, Carlitos" de 1983."

Fernando Correia Marques é um dos muitos músicos que aproveita a onda do boom para gravar um disco ("Hey Mano", 1981) piscando um olho ao rock. Mas todo o seu percurso, inclusive a partir de 1983 é dedicado à música mais romântica e mais recentemente com o chamado universo pimba.
_____


Tem um disco presente no museu.
Hey mano
X