BANDAS/MÚSICOS

Directório de bandas e músicos que gravaram entre 1974 e 1985 na esfera da música moderna portuguesa.

BANDAS/MÚSICOS 1974-1985

Gabriela Schaaf

Biografia extraída do Directório "Música Portuguesa dos Anos 80" (Sinfonias de Aço):

"Nasceu em 1960 em Basileia, na Suiça, filha de pai suíço e mãe italiana, mas veio viver para o Porto em 1971.

Ainda estudante no Colégio Alemão, encontra José Calvário no Aeroporto de Lisboa a quem revela que adorava cantar. É convidada pelo maestro para uma audição. Nesse dia gravaria os três temas do álbum "Hoje Há Conquinhas Amanhã, Não Sabemos" da Banda do Casaco.

Em 1978 obtém grande sucesso com o single "Põe os Teus Braços à Volta de Mim". No ano seguinte, fica em segundo lugar no Festival da Canção com "Eu Só Quero".

No verão de 1979 é gravado, em Zurique, o álbum "Video". O primeiro single é "Amor É Mais" mas o temaGabriela Schaaf mais popular foi "Homem Muito Brasa".

Depois do Festival RTP da Canção surgiu a oportunidade de sair de Portugal. Nessa tomada de decisão também pesou algum desencanto com o meio artístico e a vontade de viajar. Vai viver para Zurique, na Suiça, onde faz teatro amador, trabalha em publicidade e faz traduções.

Depois de algumas peripécias nas Caraíbas vai para Nova Iorque. Para sobreviver dá aulas de português e alemão. Aproveita para ter lições de canto e dança, incluindo de "jam-session" com o pianista Peter Allen.

O álbum "Outra Vez" foi gravado em Nova Iorque, em Junho de 1982. O disco, com produção de Jerry Marotta e de Nuno Rodrigues, inclui temas como "O Meu Mais-Que-Tudo", "Leva-Me Ao Cinema", "Outra Vez", "A Ilusão", "Taxi Girl Do Meu Coração", "Posta-Restante", "Axe", "Long Time", "Telefona P'ra Semana (O Aluno Exemplar)" e "Pequenos Nadas"."

Após um breve regresso a Portugal, onde participa no Festival da Canção, regressa definitivamente à Suiça.

_____


Tem seis discos presentes no museu.
Homem muito brasa
X