BANDAS/MÚSICOS

Directório de bandas e músicos que gravaram entre 1974 e 1985 na esfera da música moderna portuguesa.

BANDAS/MÚSICOS 1974-1985

Perspectiva

Os Perspectiva foram um caso singular de sucesso nos anos 70, muito embora tenham apenas gravado dois singles.

Existiu a possibilidade da edição de um LP que se designaria como "A quinta parte do mundo" – tema longo que tocavam ao vivo – mas tal não se veio a verificar.

O primeiro single da banda, ""Lá fora a cidade"/"Os homens da minha terra", tem a particularidade de ter uma orquestra a acompanhar e foi gravado na editora Imavox - onde estavam como directores António Avelar Pinho e Nuno Rodrigues, da Banda do Casaco (um dos membros dos Perspectiva, Luís Pinheiro da Silva passará a integrar também este grupo). Resulta daqui um conceito aproximado ao rock sinfónico e/ou progressivo que tinha tido sucesso mundial na primeira metade da década.

O segundo single, "Rei posto rei morto"/"O oitavo sorriso", é lançado no ano seguinte e, segundo Aristides Duarte (2005), os poemas da autoria de José Beiramar demonstravam "grande intensidade" e "grandes sentimentos humanísticos e apontando problemas sociológicos comuns ao povo português". Neste trabalho, volta a ser usada uma orquestra a acompanhar a banda.

Ambos os discos terão a produção de António Pinho e Nuno Rodrigues.

Os Perspectiva foram ainda considerados "banda do ano" em 1977 pela revista "Rock em Portugal" e chegam a ganhar um concurso de música (Festival Rock, que decorreu no pavilhão do Clube Atlético de Campo de Ourique, Lisboa).

Um dos grandes mentores da banda, Luís Pinheiro da Silva, é ainda técnico de som – e que surgirá em vários discos do boom.

Segundo Carlos Callixto, "o grupo terminaria no final do ano de 1979, deixando para trás um histórico concerto nas ruínas do Convento do Carmo, em Lisboa, ao lado da Orquestra Sinfónica da RDP, e "A Quinta Parte do Mundo", um álbum gravado e com título mas que se mantém inédito até hoje".


Perspectiva:

  • Tó Pinheiro da Silva - guitarra, flauta, vocais
  • José Manuel Pereira - guiurra, vocais
  • Luís Miguel: baixo
  • Vítor Real: vocais, percussão
  • Vítor Ferrão: bateria


_____


Tem dois discos presentes no museu.

Rei morto, rei posto
X