BANDAS/MÚSICOS

Directório de bandas e músicos que gravaram entre 1974 e 1985 na esfera da música moderna portuguesa.

BANDAS/MÚSICOS 1974-1985

Petrus Castrus

Brigada do Reumático

LINKS ÚTEIS

Excerto de biografia extraída da Wikipédia:

"Formados em 1971, os Petrus Castrus eram constituídos pelos irmãos Castro, Pedro (voz, guitarra e baixo) e José (teclas e voz). Recrutaram dois antigos membros dos Play Boys, Júlio Pereira (guitarra) e Rui Reis (teclas), aos quais se juntaria ainda João Seixas (bateria) e começaram a praticar uma música próxima do Rock sinfónico, então muito em voga. Conseguem um contrato discográfico com a Valentim de Carvalho e editam dois EPs com os títulos Marasmo e Tudo isto, Tudo mais, que foram muito bem recebidos pela crítica. Desvinculam-se da Valentim de Carvalho e passam para a recém-formada Sassetti, onde editam o seu álbum de estreia intitulado Mestre, hoje considerado um dos melhores discos portugueses de todos os tempos. O disco foi gravado em França, no mesmo estúdio onde José Afonso gravou o essencial Cantigas do Maio. Mestre é constituído por músicas com poemas de BocageAlexandre O'NeillAry dos SantosFernando Pessoa e Sophia de Mello Breyner Andresen. O facto de terem gravado estes poetas vale-lhes a confiscação do disco por três meses pela famigerada Comissão de Censura.

Pouco tempo depois da gravação do disco, Júlio Pereira sai, para formar os mais rockeiros Xarhanga, com os quais gravaria dois singles. Mais tarde , Júlio Pereira ficaria ligado à nova música popular portuguesa com a edição do disco Cavaquinho e abandonaria, definitivamente, o Rock. Ainda antes do 25 de Abril de 1974, os Petrus Castrus gravaram o single A Bananeira, só editado depois dessa data histórica para Portugal. A atitude de sátira social, desde sempre associada à banda e por ela assumida, não tinha nada a ver com as propostas musicais surgidas no pós-revolução, em que se tentava dizer de uma só vez o que esteve escondido durante muitos anos, através da chamada música de intervenção. Como a banda não se sentia bem nesse papel, suspende as suas atividades. João Seixas e Rui Reis ingressam nos Plutónicos, mais tarde Ferro & Fogo. João Seixas haveria de reencontrar Júlio Pereira, quando fez parte da banda do autor de Cavaquinho, em concertos ao vivo.

Os irmãos Castro partem para o estrangeiro para regressaram em 1976, licenciados em economia e engenharia. O bichinho da música ficou lá , no entanto. E , assim, em 1978 a banda regressa com um novo LP intitulado Ascensão e Queda. Em trio, com os irmãos Castro e Urbano Oliveira na bateria, os Petrus Castrus contam, ainda, com as participações de Very Nice (actualmente Fernando Girão), Lena d'Água e Nuno Rodrigues (membro da Banda do Casaco). Embora seja um fracasso comercial e tenha sido arrasado pela crítica da época, hoje é um disco muito procurado, sobretudo pelos colecionadores de música progressiva, tendo sido objeto de uma reedição por uma editora sul- coreana. Ainda gravaram mais dois singles: Cândida e Agente Altamente Secreto, mas só será editado o primeiro. Chegaram a dar alguns concertos ao vivo nos primeiros anos, mas eventualmente desapareceram."

Recentemente, em 2007, voltaram a reunir-se aquando da reedição em cd do álbum "Mestre".

_____


Tem três discos presentes no museu.

LINKS ÚTEIS

Indecisão e demência
X