BANDAS/MÚSICOS

Directório de bandas e músicos que gravaram entre 1974 e 1985 na esfera da música moderna portuguesa.

BANDAS/MÚSICOS 1974-1985

Psico

Brigada do Reumático

LINKS ÚTEIS

Pelos Psico passaram vários músicos do Porto – Sérgio Castro (Arte & Ofício e Trabalhadores do Comércio) e António Garcez (Arte & Ofício e Roxigénio) chegaram a integrar a banda – sendo que o fio condutor das diversas formações foi Toni Moura.

O único single que gravaram, "AI's" / "Epitáfio", foi lançado em 1978, anos depois do surgimento da banda, a qual chegou a participar em 1971 no primeiro Festival de Vilar de Mouros e tendo actuado por todo o país, nos anos seguintes. Curiosamente, a música dos Psico, após a saída de três elementos (Castro, Garcez e Fernando Nascimento) que fundarão os Arte & Ofício, passa de um rock mais musculado, hard, que caracterizará também esta banda, para um rock mais perto do progressivo.

Pouco antes da edição do disco, em 1977, a banda perde um dos seus músicos. Como nos diz Aristides Duarte, "em memória do companheiro falecido, os Psico compuseram o longo tema "Epitáfio Sinfónico", do qual seria retirado o tema Al's" (lado A do single).

No disco, destaque para a presença do lendário guitarrista Filipe Mendes (ex-Chinchilas e Heavy Band, integrará depois os Roxigénio bem como os Ena Pá 2000/Irmãos Catita, mais recentemente) que aqui toca guitarra baixo, e do baterista Álvaro Marques que mais tarde integrará os Jafumega.

Os nomes dos músicos presentes na gravação começam todos por "Al", algo que resulta do referido tema "Als". Assim temos:
  • Al Tony (Toni Moura): guitarra solo,
  • Al Meida (José Carlos Almeida): teclas
  • Al Mendes (Filipe Mendes): baixo
  • Al Marcus (Álvaro Marques): bateria
_____

Tem um disco presente no museu.
Al's
X