Biografia extraída do Directório "
Música Portuguesa dos Anos 80" (
Sinfonias de Aço):
"Em Setembro de 1980 Lena D'Água (que vinha dos Beatnicks e dos Dia D'Água), Luís Pedro Fonseca e Zé da Ponte formam o grupo Salada de Frutas. (1)
O seu primeiro disco intitulado "Sem Açúcar" é editado pela empresa discográfica Rossil. Com um som muito próximo do praticado por nomes anglo-saxónicos nos anos 60, mas com uma prensagem muito deficiente. Neste disco é possível escutar faixas como "Shui de Shock" (uma crítica à polícia de choque que carregava sobre os espectadores nos concertos de RockSalada de Frutas), "Bolonha" (tema que fala do atentado à bomba na estação de Bolonha-Itália) e "Como Se Eu Fosse Tua" (que se tornaria um sucesso na posterior carreira a solo de Lena D'Água").
Como convidados, neste disco, surgem Guilherme Scarpa Inês e Zé Carrapa; os quais dão um acentuado colorido ao som da banda. Estes dois músicos convidados tornam-se membros efectivos da banda, passado pouco tempo.
Em 1981 o grupo (já com a nova formação) lança o mega-sucesso "Robot" (que venderia para cima de 30.000 exemplares e foi das primeiras canções do emergente "boom" do Rock português a ser caricaturada por Tony Silva, "o grande criador de toda a música Ró").
Após uma actuação na festa do "Avante" em Setembro desse ano Lena D'Água é expulsa do colectivo, alegadamente por não se mostrar capaz de integrar uma formação de música Rock. Luís Pedro Fonseca abandona, também, o grupo e forma (com Lena) a Banda Atlântida.
Zé Nabo, vindo da Banda Sonora de Rui Veloso, entra no grupo e reencontra os seus antigos companheiros do Cid, Scarpa, Carrapa & Nabo (excepto, é claro, o próprio José Cid).
Com esta formação (mais a entrada de Quico para as teclas (2)), o grupo parte para a Holanda para gravar, nos estúdios onde os Police tinham gravado "Zenyatta Mondatta", o disco "Se Cá Nevasse".Salada de Frutas
Neste LP podemos escutar temas como "Se Cá Nevasse...", "Namaptess", ou "Histórias (Campanha Orquestrada)". O novo som da banda (muito próximo do reggae/rock produzido pelos Police) teve no dedo de Ton Van Der Bremmer (produtor executivo) um dos seus grandes trunfos.
Em 1982 o grupo muda de nome para SALADA e grava o disco "Crime Perfeito". Neste trabalho os temas mais comerciais dão lugar a um som mais experimental, elaborado e mais instrumental.
O disco, talvez pelas suas características um pouco vanguardistas, é um quase "flop" comercial.(3)
As novas músicas dos Salada recebem títulos como "Scoubidou", "On Voit La Mer D'ici" ou " Los Bandidos (Chica)", este último um Rock/mariachi cantado em castelhano com sotaque mexicano e o único tema que teve algum "airplay" nas rádios.
A seguir à edição deste trabalho, o grupo anuncia a sua dissolução.
ARISTIDES DUARTE, publicado originalmente na NOVA GUARDA