30 anos
1980-2010

Em 2010, nos 30 anos sobre o boom, foram publicadas 18 entrevistas, 3 destaques e 9 colaborações de escribas da música nacional. Fica aqui esse registo/memória.

COLABORAÇÕES . 30 anos
DESTAQUES . 30 anos

Em 2010 foi solicitado a um conjunto de escribas/estudiosos da música nacional presentes na Web para responderem a três curtas perguntas sobre o boom e, também, a fazerem uma escolha – cinco LPs e cinco singles – centrada nos anos 1980-1983.

Aqui ficam as palavras e escolhas do autor do blogue Hoje há Punk-Rock no Liceu, André Nascimento. O blogue  ainda está activo:
http://rocknoliceu.blogspot.com

António Luís Cardoso 


Singles

  1. Tilt – "Bolinhas de sabão"
  2. Speeds – "Today is not a good day"
  3. Grupo Parlamentar – "Na minha terra"
  4. GNR – "Portugal na CEE"
  5. Opinião Pública – "Puto da Rua"

 LPs

  1. Opinião Pública – "No Sul da Europa"
  2. Roquivarios – "Roquivarios"
  3. UHF – "À flor da pele"
  4. Taxi – "Cairo"
  5. Xutos & Pontapés – "1978-1982"

Entrevista a André Nascimento, responsável pelo blogue Hoje há Punk-Rock no Liceu, em Maio de 2010

António Manuel Ribeiro teve um papel mais preponderante na música do que o Rui Veloso

Volvidos tantos anos sobre o ‘boom do rock português’, que memórias restam desse tempo a um amante de música portuguesa?

Não posso falar em memórias desses tempos, nasci em 1976, logo não acompanhei o dito "Boom do rock Português".

 

A eterna questão do pai do ‘boom’ do rock português: Rui Veloso ou António Manuel Ribeiro?

Acho que o António Manuel Ribeiro teve um papel mais preponderante na música do que o Rui Veloso.

 

30 anos depois, como está a música moderna portuguesa?

Os tempos são outros, nota-se sem dúvida uma evolução musical, existem outras condições(para melhor) em comparação com o período incial dos anos 80.

Tilt – "Bolinhas de Sabão"

Opinião Pública – "Ritmo de Vida"

X