30 anos
1980-2010

Em 2010, nos 30 anos sobre o boom, foram publicadas 18 entrevistas, 3 destaques e 9 colaborações de escribas da música nacional. Fica aqui esse registo/memória.

COLABORAÇÕES . 30 anos
DESTAQUES . 30 anos

FRODO – Entrevista em Maio de 2010

Frodo é o alter-ego de Manuel Cardoso e foi o carismático vocalista de uma ds maiores bandas portuguesas de sempre: os Tantra. Na euforia do boom gravou em nome próprio, além dos próprios Tantra, mas também produziu bandas como Iodo ou Street Kids. 

António Luís Cardoso

Image

Os Tantra desbravaram Portugal todo e implantaram o rock português

1. Volvidos tantos anos sobre o ‘boom do rock português’, que memórias restam?

Algumas coisas boas e sobretudo as melhores muito esquecidas ...excepção ao Rui Veloso . 

 

2. O ‘boom’ precisa de pai? E será o Rui Veloso ou António Manuel Ribeiro?

Isso é um assunto ridiculo que o ego desses músicos os impede de esclarecer. Não há pai nenhum e se houvesse não seriam eles de certeza! Antes deles os TANTRA desbravaram Portugal todo e implantaram o rock português nele! Só depois vieram eles... E antes houve os Ephedra, e os AraZen e o single do Júlio Pereira...

 

3. Um disco e uma banda/músico do ‘boom’?

Heróis do Mar!

 

4. Os Tantra, ao contrário da corrente, lançam o último álbum em inglês, durante o ‘boom’, quando sempre haviam gravado em português, desde 1976. Foi coincidência ou não há coincidências?

Foi apenas a sequência natural para nós.

 

5. Para uma banda que chegou, nos anos 70, a encher o Coliseu de Lisboa, como foi ver toda essa euforia, finalmente, por rock nacional?

Foi ótimo tirando o facto que alguma da melhor musica foi esquecida e ouvia-se pouca música interessante salvaguardando vários grandes projectos e músicos ( Rui Veloso , Heróis do Mar, Trovante, etc...).

 

6. Como Frodo, publica dois álbuns (um com um máxi incluído) em 1982, e, mais tarde, assume Manuel Cardoso. Aproximações e diferenças?

Foram várias fases que fizeram todo o sentido na sua época. Tive razões para tudo mas seria uma longa historia...

 

7. Foi, nos anos 80, também produtor, lembrando – do tempo do ‘boom’ – os Iodo e os Street Kids. Muitas daquelas bandas precisavam de gente como Manuel Cardoso, mais experiente?

Todos precisamos de gente mais experiente que nos ajude a potenciar as nossas qualidades e controlar os defeitos ou limites . Essas bandas e várias outras que não produzi estão entre as que foram esquecidas pela rádio, editoras e tv nessa época. Os GoGraal Blues Band por exemplo...

 

8. E hoje, que projectos?

Editei recentemente o cd "Joyland " do meu projecto NAKED TRAVELLER que vai do chillout à musica alternativa e electromistica. Aconselho a visitarem os meus sites em www.myspace.com/nakedtravellerEstou tambem a preparar um cd de musicas mais "rock songs" a sair provavelmente em 2011.

 

9. Que música moderna portuguesa ouve, actualmente?

UNREAL que é uma banda de trance music, Bernardo Lampreia e os seus projectos, os Mahamudra e os Atma, alguns guitarristas de guitarra portuguesa e também a Mariza, assim como a música alternativa do Fernando Guiomar e várias bandas rock, heavy e prog que tambem podem encontrar nos meus sites na secção dos meus amigos.Para além destes, gosto de alguns grupos que oiço ocasionalmente na rádio mas não sei os nomes.

Frodo - "Amo aqueles que só sabem viver"

Tantra – "Verdes anos"

X