1980-2010
Em 2010, nos 30 anos sobre o boom, foram publicadas 18 entrevistas, 3 destaques e 9 colaborações de escribas da música nacional. Fica aqui esse registo/memória.
ALARME – Carlos Cavalheiro
ANÍBAL MIRANDA
DA VINCI - Pedro Luís Neves
FERRO & FOGO – João Carlos
FRODO
GNR – Vítor Rua
GRUPO DE BAILE – Carlos Manuel Tavares
HERÓIS DO MAR – Carlos Maria Trindade
IODO – Jorge Trindade
LENA D'ÁGUA
LUÍS PEDRO FONSECA
PIZO LIZO – Mário Pimenta
ROCK & VARIUS – Midus
SALADA DE FRUTAS – Moz Carrapa
TAXI – Rodrigo Freitas
TÓ NETO
TRABALHADORES DO COMÉRCIO – Sérgio Castro
UHF – António Manuel Ribeiro
ANDRÉ NASCIMENTO > António Manuel Ribeiro teve um papel mais preponderante na música do que o Rui Veloso
ARISTIDES DUARTE (2) > e foi um frenesim… | UHF - À Flor da Pele
CARLOS VILAFANHA > recordo pela positiva as noites passadas no Rock Rendez Vous
J. SOARES > tempo único e irrepetível
JOÃO CARLOS CALLIXTO > foi uma época de excessos
JORGE ÁLVARES > novidade de ouvir pela primeira vez rock cantado em português
JORGE RESENDE > o rock cantado em português, das memórias mais presentes
JÚLIO MARQUES (2) > tardes e noites fantásticas passadas no Rock Rendez-Vous | Roxigénio - "Roxigénio"
PAULO RAMOA > começo a ouvir música moderna em português
Em 2010 foi solicitado a um conjunto de escribas/estudiosos da música nacional presentes na Web para responderem a três curtas perguntas sobre o boom e, também, a fazerem uma escolha – cinco LPs e cinco singles – centrada nos anos 1980-1983.
Aqui ficam as palavras e escolhas do autor do blogue O Velho Blitz, Jorge Resende. O blogue está online mas inactivo desde 2014 (http://ovelhoblitz.blogspot.com); funcionou até 2016 numa página da rede social Facebook:
https://www.facebook.com/ovelhoblitz
António Luís Cardoso
Singles
1. Sétima Legião – "Glória"
2. Uhf – "Rapaz Caleidoscópio"
3. Street Kids – "Propaganda"
4. Heróis do Mar – "Amor"
5. Clube Naval – "Prof. Xavier"
LPs
1. UHF – "À Flor da Pele"
2. GNR – "Independança"
3. Taxi – "Taxi"
4. Heróis do Mar – "Heróis do Mar"
5. UHF – "Estou de Passagem"
Entrevista a Paulo Ramoa, responsável pelo blogue O Velho Blitz, em Junho de 2010
Começo a ouvir música moderna em português
Volvidos tantos anos sobre o ‘boom do rock português’, que memórias restam desse tempo a um amante de música portuguesa?
Começar a ouvir musica moderna em português.
A eterna questão do pai do ‘boom’ do rock português: Rui Veloso ou António Manuel Ribeiro?
Na altura preferia UHF.
30 anos depois, como está a música moderna portuguesa?
Entrou numa fase de maturidade, com bons projectos, com outros meios de comunicação para se dar a conhecer.

