30 anos
1980-2010

Em 2010, nos 30 anos sobre o boom, foram publicadas 18 entrevistas, 3 destaques e 9 colaborações de escribas da música nacional. Fica aqui esse registo/memória.

COLABORAÇÕES . 30 anos
DESTAQUES . 30 anos

Em 2010 foi solicitado a um conjunto de escribas/estudiosos da música nacional presentes na Web para responderem a três curtas perguntas sobre o boom e, também, a fazerem uma escolha – cinco LPs e cinco singles – centrada nos anos 1980-1983.

Aqui ficam as palavras e escolhas do autor do blogue O Velho Blitz, Jorge Resende. O blogue está online mas inactivo desde 2014 (http://ovelhoblitz.blogspot.com); funcionou até 2016 numa página da rede social Facebook:

https://www.facebook.com/ovelhoblitz


António Luís Cardoso


Singles

1. Sétima Legião – "Glória"
2. Uhf – "Rapaz Caleidoscópio"
3. Street Kids – "Propaganda"
4. Heróis do Mar – "Amor"
5. Clube Naval – "Prof. Xavier"

LPs

1. UHF – "À Flor da Pele"
2. GNR – "Independança"
3. Taxi – "Taxi"
4. Heróis do Mar – "Heróis do Mar"
5. UHF – "Estou de Passagem"

Entrevista a Paulo Ramoa, responsável pelo blogue O Velho Blitz, em Junho de 2010

Começo a ouvir música moderna em português

Volvidos tantos anos sobre o ‘boom do rock português’, que memórias restam desse tempo a um amante de música portuguesa?

Começar a ouvir musica moderna em português.

 

A eterna questão do pai do ‘boom’ do rock português: Rui Veloso ou António Manuel Ribeiro?

Na altura preferia UHF.

 

30 anos depois, como está a música moderna portuguesa?

Entrou numa fase de maturidade, com bons projectos, com outros meios de comunicação para se dar a conhecer.

Sétima Legião – "Glória"

GNR – "Avarias"

X