1980-2010
Em 2010, nos 30 anos sobre o boom, foram publicadas 18 entrevistas, 3 destaques e 9 colaborações de escribas da música nacional. Fica aqui esse registo/memória.
ALARME – Carlos Cavalheiro
ANÍBAL MIRANDA
DA VINCI - Pedro Luís Neves
FERRO & FOGO – João Carlos
FRODO
GNR – Vítor Rua
GRUPO DE BAILE – Carlos Manuel Tavares
HERÓIS DO MAR – Carlos Maria Trindade
IODO – Jorge Trindade
LENA D'ÁGUA
LUÍS PEDRO FONSECA
PIZO LIZO – Mário Pimenta
ROCK & VARIUS – Midus
SALADA DE FRUTAS – Moz Carrapa
TAXI – Rodrigo Freitas
TÓ NETO
TRABALHADORES DO COMÉRCIO – Sérgio Castro
UHF – António Manuel Ribeiro
ANDRÉ NASCIMENTO > António Manuel Ribeiro teve um papel mais preponderante na música do que o Rui Veloso
ARISTIDES DUARTE (2) > e foi um frenesim… | UHF - À Flor da Pele
CARLOS VILAFANHA > recordo pela positiva as noites passadas no Rock Rendez Vous
J. SOARES > tempo único e irrepetível
JOÃO CARLOS CALLIXTO > foi uma época de excessos
JORGE ÁLVARES > novidade de ouvir pela primeira vez rock cantado em português
JORGE RESENDE > o rock cantado em português, das memórias mais presentes
JÚLIO MARQUES (2) > tardes e noites fantásticas passadas no Rock Rendez-Vous | Roxigénio - "Roxigénio"
PAULO RAMOA > começo a ouvir música moderna em português
TAXI – Entrevista a Rodrigo Freitas em Maio de 2010
Os Taxi foram uma das bandas mais marcantes do boom continuando as suas canções a sobreviver até aos dias de hoje. Actualmente, resolvida a disputa entre os membros da banda sobre os direitos do nome da banda, João Grande e Rui Taborda continuam o legado da banda nortenha. À época da presente entrevista ainda os Taxi eram os quatro elementos iniciais e com álbum a promover: "Amanhã".
António Luís Cardoso

Rock & Varius/Roquivários no museu
Teria sido bem melhor que pudéssemos respirar entre os álbuns
Muitas e boas. Em especial os grandes concertos que se davam com os poucos meios existentes na altura e o entusiasmo de Portugal ao receber um tipo de música, que já conhecia, mas agora era cantado em português e com letras que todos compreendiam.
2. O ‘boom’ precisa de pai? E será o Rui Veloso ou António Manuel Ribeiro? (E, já agora, os Táxi, dariam uns bons “pais do rock português”?)
Se a paternidade do “boom” sempre foi atribuída (e bem) ao Rui Veloso, para quê agora, 30 anos depois, fazer testes de paternidade?
3. Um disco e uma banda/músico do ‘boom’?
TAXI dos TAXI, claro!
4. Tendo sido das bandas mais mediáticas do boom, cujas músicas ainda hoje resistem ao tempo, na rádio e na memória de todos, preferiam ter crescido de outra forma, sem pressões editoriais?
Olhando agora para o passado e para esses tempos iniciais do “rock em português“, em que, por necessidades editoriais, éramos quase “obrigados” a compor durante as tournées, teria sido bem melhor, tanto para nós como para as editoras, que não houvessem tantas pressões e que pudéssemos respirar entre os álbuns. No entanto e como é usual dizer, “prognósticos no fim do jogo”…
5. “The night” é um regressar ao propósito inicial da banda, cantar em inglês, como já havia acontecido com os embrionários Pesquisa e o projecto do 1.º álbum?
The Night foi um álbum pensado e composto para o mercado internacional, dando continuidade à tentativa de internacionalização, que era, na verdade, o projecto inicial da banda. No entanto, a nossa aposta não foi bem acompanhada pelos que a deviam ter acompanhado na altura e o álbum nunca foi muito conhecido.
6. Como surgiu a ideia da lata na edição do “Cairo”?
A ideia da lata surgiu por sugestão da editora, que por sua vez a copiou de uma edição que tinha ocorrido em Inglaterra, de uma outra banda (se não estou em erro dos PIL). É claro que achamos a ideia fantástica e a aceitamos imediatamente.
7. “Amanhã”: matar saudades ou um novo fôlego?
Um novo fôlego sem dúvida nenhuma. Um TAXI mais crescido, que perdeu a sua inocência inicial.
8. O que podemos esperar dos novíssimos Taxi?
Boas músicas e bons concertos cheios de força.
9. Que música moderna portuguesa ouvem, actualmente?
TAXI é formado por 4 elementos, com gostos musicais muito diversos, que abrangem os mais diferentes tipos de música. Mas todos nós ouvimos muita música portuguesa.
Taxi – "T. V. W. C."
Taxi – "Cairo"
Rock & Varius/Roquivários no museu









