30 anos
1980-2010

Em 2010, nos 30 anos sobre o boom, foram publicadas 18 entrevistas, 3 destaques e 9 colaborações de escribas da música nacional. Fica aqui esse registo/memória.

COLABORAÇÕES . 30 anos
DESTAQUES . 30 anos

Em 2010 foi solicitado a um conjunto de escribas/estudiosos da música nacional presentes na Web para responderem a três curtas perguntas sobre o boom e, também, a fazerem uma escolha – cinco LPs e cinco singles – centrada nos anos 1980-1983.

Aqui ficam as palavras e escolhas do autor do blogue Rock em Portugal, João Aristides Duarte. O blogue ainda está online mas já não está activo:
http://rockemportugal.blogspot.com

António Luís Cardoso

 


Singles

  1. Rui Veloso – "Chico Fininho"
  2. UHF – "Cavalos de Corrida"
  3. GNR – "Portugal na CEE"
  4. Manifesto – "Aos Domingos Vou à Bola"
  5. Jafumega – "Ribeira"

 LPs

  1. UHF – "À Flor da Pele"
  2. GNR – "Independança"
  3. Street Kids – "Trauma"
  4. Jafumega – "Jafumega"
  5. Taxi – "Taxi"

Entrevista a João Aristides Duarte, responsável pelo blogue Rock em Portugal, em Maio de 2010

E foi um frenesim...

Volvidos tantos anos sobre o ‘boom do rock português’, que memórias restam desse tempo a um amante de música portuguesa?

Restam todas as memórias, uma vez que, embora eu tivesse iniciado a minha faceta de melómano no final da década de 1970, foi com o "boom" que tudo explodiu.E foi um frenesim…

 

A eterna questão do pai do ‘boom’ do rock português: Rui Veloso ou António Manuel Ribeiro?

Pai do "boom" deve ser o Rui Veloso, na minha opinião. O que é diferente de ser o pai do rock português. Foi a partir do disco "Ar de Rock" que se iniciou o "boom". Nesse aspecto não tenho qualquer problema em atribuir a paternidade do "boom" ao Rui Veloso. Os UHF já existiam antes do "boom" e até já tinham editado um EP, mas o facto de o Rui Veloso ter adquirido uma notoriedade tão grande serviu de trampolim para outras bandas.

 

30 anos depois, como está a música moderna portuguesa?

Está bem e recomenda-se. Os "velhinhos" GNR, UHF , Trabalhadores do Comércio, Taxi, etc andam por aí e vão lançar novos trabalhos. Os mais jovens têm projectos de grande qualidade. Quanto a isso não há problemas. O rock português vai continuar.

Rui Veloso – "Chico Fininho"

UHF – "Rua do Carmo"

X