30 anos
1980-2010

Em 2010, nos 30 anos sobre o boom, foram publicadas 18 entrevistas, 3 destaques e 9 colaborações de escribas da música nacional. Fica aqui esse registo/memória.

COLABORAÇÕES . 30 anos
DESTAQUES . 30 anos

Em 2010 foi solicitado a um conjunto de escribas/estudiosos da música nacional presentes na Web para responderem a três curtas perguntas sobre o boom e, também, a fazerem uma escolha – cinco LPs e cinco singles – centrada nos anos 1980-1983.

Aqui ficam as palavras e escolhas do autor do blogue Culto do Vinil, Júlio Marques. O blogue transformou-se em site e está activo nesta morada:

https://cultovinil.wixsite.com/cultodovinil 


António Luís Cardoso


Singles

  1. UHF – "Cavalos de corrida"
  2. NZZN – "Vem daí"
  3. Taxi – "Cairo"
  4. Alarme – "Desconto especial"
  5. Heróis do Mar – "Saudade"

LPs

  1. Roxigénio – "Roxigénio"
  2. Rui Veloso – "Ar de rock"
  3. Taxi – "Taxi"
  4. GNR – "Independança"
  5. Jafumega – "Jafumega"

 

Entrevista a Júlio Marques, responsável pelo blogue Culto do Vinil, em Maio de 2010

Tardes e noites fantásticas passadas no Rock Rendez-Vous

Volvidos tantos anos sobre o ‘boom do rock português’, que memórias restam desse tempo a um amante de música portuguesa?

As memória que guardo especialmente são as dos concertos e da vivência em cada um deles, as tarde e noites fantásticas passadas no RRV, e a dificuldade em conseguir algum do material comercial, especialmente alguns singles de tiragem bastante reduzidas, saúde-se as famosas K7´s que passavam de mão em mão.

Os concertos de hoje e as bandas, salvo raras excepções não gozam da atmosfera de outros tempos.

 

A eterna questão do pai do ‘boom’ do rock português: Rui Veloso ou António Manuel Ribeiro?

Talvez José Cid, eh he. Se me deres essas opções e porque assisti aos primeiros ensaios dos uhf ao lado da minha casa na costa da caparica, diria AMR.

 

30 anos depois, como está  a música moderna portuguesa?

Sem apoios, sem underground, engolida pela indústria, deixo o exemplo espanhol e o apoio quer da rádio quer da tv às bandas nacionais.

NZZN – "Vem daí"

Roxigénio – "Mr. Double Cross"

X